en
voltar

Notícias

7 benefícios de um bom CRM para otimizar os resultados.

22.01.2021

Os benefícios do CRM vão muito além da organização dos processos internos de uma empresa. Eles estão diretamente ligados ao relacionamento com o cliente. 

Afinal, um software de CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta criada exatamente com essa finalidade. Relacionar-se com o público atual, prospectar novos negócios e arquivar clientes antigos e/ou perdidos, para reconquistá-los, são suas principais funções. 

Pelo CRM, é possível marcar oportunidades de negócios e iniciar um nurturing. Trata-se de práticas que aproximam a marca de potenciais consumidores, para que eles tenham um tempo de vida mais longo na empresa. 

De acordo com uma pesquisa da Bain & Co, a taxa de retenção de clientes pode aumentar em 5% com um Customer Relationship Management, além de uma gerar lucros de até 95%. Quer saber mais sobre os benefícios do CRM? Confira a lista que elaboramos para você! 

Quais são os benefícios do CRM? 

1. Melhorar o relacionamento com os clientes 

Na ferramenta de CRM, é possível inserir vários dados sobre clientes, seja os que ainda estão prospectando, os atuais ou aqueles que desistiram de seus serviços. Assim, você consegue um histórico de toda a relação que houve entre eles e sua empresa. 

Na prática, isso faz toda a diferença quando um vendedor faz uma ligação, por exemplo, e diz: “enviamos uma proposta por e-mail no dia tal, conversamos por telefone no dia seguinte, você solicitou uma contraproposta e pediu que retornasse hoje…”. Isso aumenta a confiança da equipe de vendas e passa ao prospect a sensação de organização e profissionalismo. 

2. Aumentar o ticket médio nas vendas 

Dentre os benefícios do CRM, as informações sobre o ticket médio são muito valiosas para a equipe de vendas. Isso porque é possível oferecer aos vendedores dados sobre todo o histórico de compras de cada cliente, inclusive os valores e as preferências. 

Assim, quando um vendedor aborda um cliente, ele tem em mãos dados que o permitem melhorar suas táticas de negociação e oferecer serviços ou produtos adicionais que possam ser de seu interesse.

Essa visão global possibilita analisar investimentos extras em publicidade, bem como ações promocionais. Trata-se também de uma boa oportunidade para se pensar na criação de um “clube de fidelidade”. Queremos dizer que, com um CRM, as possibilidades em marketing e vendas tornam-se muito mais amplas. 

3. Aprimorar a comunicação com a equipe comercial 

Com um software de CRM em sua empresa, a comunicação e a organização da equipe comercial melhora consideravelmente. Isso porque todos conseguem acompanhar a cartela de clientes, organizar quem é de cada vendedor e em qual estágio do funil de vendas eles se encontram. 

Também é possível compartilhar dados com outros colaboradores, não apenas seus superiores, mas departamentos de marketing e SAC, por exemplo. Veja como os benefícios do CRM não se limitam apenas ao relacionamento e às vendas: todos na empresa têm a ganhar com o sistema. 

Se analisarmos os benefícios do CRM para um gestor de vendas, eles podem ser ainda maiores. Uma das principais dificuldades dos gestores é conseguir supervisionar seus colaboradores de forma organizada, mas, com o CRM, ele consegue ter uma visão geral e acompanhar o desempenho de cada um de sua equipe. 

4. Facilitar a integração entre a equipe de marketing e vendas 

O CRM é ideal para melhorar a integração entre suas equipes. Isso porque, além de compartilhar, é possível cruzar dados do comercial e do marketing, entendendo as preferências e o comportamento dos clientes. 

Além dessa análise de cada consumidor, há a possibilidade de analisar sua empresa com informações referentes à aceitação de alguns produtos ou serviços e às taxas de retenção ou conversão. 

Assim, marketing e vendas podem desenvolver planos de ações em conjunto, criando eventos, propagandas e promoções, dentre outras. 

5. Aumentar a satisfação dos clientes 

Falamos em vendas e em aumentar o ticket médio, mas o principal propósito do CRM é justamente oferecer uma melhor satisfação ao cliente na hora de ser atendido. Isso deve ocorrer tanto no momento de compra quanto ao entrar em contato com um canal de comunicação para solucionar dúvidas ou necessidades. 

Essa possibilidade de concentrar dados e históricos dos clientes tem uma finalidade: mostrar à pessoa que sua empresa é profissional e se importa com o grau de satisfação dela, ou seja, em oferecer um excelente atendimento.

Essa comunicação rápida e precisa contribui muito para reter seus clientes. E, mais do que isso, ela faz com que o público torne-se defensor de sua marca. 

6. Organizar melhor o funil de vendas 

A trajetória de um lead no funil de vendas integrado a um CRM acontece automaticamente. São registrados quantos visitantes tornaram-se leads, as ações e os comportamentos de cada um, as conversões, os faturamentos, dentre muitas outras informações que são essenciais para o gerenciamento de sua empresa. 

Com uma visão geral e organizada de todos esses dados, fica muito mais fácil visualizar as melhores oportunidades quando se trata de novos negócios. Isso possibilita ações mais diretas e certeiras de sua equipe de vendas. 

E não estamos falando apenas de leads que estão avançando no funil, mas também daqueles que, por algum motivo, perderam-se no meio do caminho. Talvez seja interessante analisar o comportamento dele até aquele momento da desistência, para compreender melhor o que o fez encerrar com sua companhia. 

7. Conhecer a persona de seu negócio 

Falamos bastante sobre o histórico e o comportamento do consumidor registrado e arquivado no CRM. Mas, afinal, o como o marketing pode utilizar essas informações? 

O conceito de persona foi criado para retratar o cliente ideal de uma empresa. Essa criação tem por base analisar quais são as preferências e as necessidades do consumidor, assim como questões pontuais de seu comportamento. Trata-se de uma análise bastante singular, diferentemente do conceito mais amplo de público-alvo. 

Saber quem é a persona de seu negócio torna possível desenvolver estratégias de marketing e comunicação muito mais certeiras e diretas, ou seja, que comuniquem exatamente aquilo que seu potencial cliente espera de uma empresa. 

Como você pode ver, são muitos os benefícios do CRM para sua empresa. Mas nossas dicas não acabam por aqui: que tal ficar por dentro de 6 ferramentas de comunicação e marketing para aumentar suas vendas? Boa leitura! 

voltar