en
voltar

Notícias

Descubra a real importância de realizar eventos corporativos

22.01.2021

Os eventos corporativos estão presentes em organizações no mundo inteiro em empresas de diversos tamanhos e setores. 

Essas ações não são apenas gastos, são investimentos. E você sabe o por quê? A realização de eventos pode trazer muitos benefícios, como reconhecimento da marca no mercado, reafirmação dos valores da empresa e novos negócios. 

Photo by Stem List on Unsplash

O tipo de evento que se escolhe realizar deve estar de acordo com os objetivos da empresa. Eles podem ser de diversos formatos, como palestras, café da manhã, confraternizações e workshops. 

Saiba mais sobre os motivos que você possui para investir em eventos corporativos e que resultado esperar. 

A importância de realizar e participar de eventos corporativos 

Especialmente para grandes empresas, em que o orçamento disponível é maior, a organização de eventos corporativos pode ser uma estratégia com alto retorno sobre o investimento. 

O planejamento é o primeiro passo nessa jornada. Se o seu evento não for bem planejado, com metas definidas e uma equipe preparada, o resultado pode ser o oposto do esperado. As pessoas podem sair falando mal. 

Sempre se deve proporcionar experiências valiosas para quem participará do evento, além de fomentar o networking, ou seja, a conexão entre profissionais. 

Conheça, no próximo tópico, alguns modelos de eventos corporativos que você pode realizar na sua empresa. 

Alguns tipos de eventos 

Os cafés da manhã 

Sabe aquelas pausas para tomar um cafezinho no intervalo entre as palestras de um evento? Que tal implementar essa prática na sua empresa? 

Os eventos de café da manhã ajudam o time a ter uma melhor integração e colaboração entre a equipe, fazendo com que o ambiente de trabalho seja mais saudável e amigável. 

Uma ideia é propor apresentações de projetos, novidades ou mesmo um momento descontraído para entreter e aprender uns com os outros. 

Os workshops

Já ouviu falar em marketing de conteúdo? O workshop é basicamente isso, mas no mundo offline. 

Por meio de um conteúdo rico e de valor, ensina-se algo novo aos participantes do evento, atraindo pessoas que podem vir a se transformar em leads e, posteriormente, em clientes. 

Além disso, a marca estará presente não só em brindes e materiais, mas também na lembrança de cada um dos participantes do workshop

E se algum cliente da empresa estiver participando desse evento, é capaz de descobrir um novo jeito de fazer negócios. Isso pode trazer ótimas oportunidades de Up-sell (venda de um produto ou serviço de maior valor agregado) ou Cross-sell (venda de um produto ou serviço relacionado). 

Photo by Charles Deluvio on Unsplash

As festas corporativas 

As festas da firma são ótimas oportunidades para fazer com que os colaboradores se encontrem, alegres, sem hierarquia e, muitas vezes, promovendo a aproximação da sua família à empresa. 

Assim, a equipe será motivada para continuar na companhia e fortalecer a sua cultura organizacional, se conectando além do dia a dia, criando um vínculo emocional. 

As feiras 

As feiras são ótimas aliadas quando se quer ganhar novos clientes por meio da geração de leads ou reconhecimento de marca. Geralmente, há um grande público envolvido e algumas feiras costumam receber a atenção da mídia. 

Também é possível conversar com várias pessoas, trocar informações e elaborar novas estratégias de marketing. 

As reuniões 

Não podemos desconsiderar as reuniões como formato de evento corporativo. Esse tipo de ação pode aproximar não só um departamento inteiro, trazendo soluções a problemas internos, como integrar várias equipes da empresa. 

Nas reuniões é possível transmitir informações e estratégias, obter feedbacks, sugestões de melhoria e conversar sobre novidades no mercado em que a empresa atua. 

Os seminários 

Se o seu objetivo for fortalecer a marca, consolidar o seu posicionamento, formar novas parcerias, negócios e atrair novos investidores, os seminários podem ser ideais para você.

Nesse formato de evento corporativo, empresas organizam palestras ricas sobre a área de atuação a fim de ampliar o conhecimento das pessoas sobre algum assunto. 

Imagina que você é gerente de uma startup ou uma empresa de conceito inovador no mercado e que a maioria da população não faz ideia do que significa. Aliás, o próprio termo startup não é de conhecimento geral da nação. 

É possível propagar as novas ideias e tecnologias por meio de seminários, a fim de difundir novidades e discussões sobre o mercado e ao mesmo tempo criar brand awareness, ou seja, reconhecimento da sua marca. 

Os lançamentos 

A empresa tem um produto ou serviço novo a lançar que promete mudar a vida das pessoas e/ou de outras empresas? 

Talvez um evento para realizar esse lançamento oficial seja uma boa ideia. Não só o produto alcançará um grande público de imediato (e esse pode ser ainda maior com a ajuda da internet), como as primeiras vendas e engajamentos sociais podem ser gerados. 

Alguns benefícios de realizar eventos corporativos 

Agora que você já conhece alguns dos principais formatos, conheça 4 benefícios que eles podem trazer para a sua empresa. 

Aumento na exposição da marca 

O crescimento da exposição e reconhecimento da marca por parte dos consumidores, parceiros comerciais e pessoas, de modo geral, é um dos primeiros grandes benefícios ao se realizar eventos corporativos. 

Se as pessoas conseguem saber quem você é apenas pelo seu logotipo, você naturalmente deve ganhar mais seguidores nas redes sociais e mais vendas, no próprio evento ou posteriormente. 

O importante é observar que para ter resultados positivos, o evento deve ser bem planejado e capaz de despertar a atenção das pessoas, gerando mais credibilidade e aproximando para a marca. 

Além disso, os eventos podem servir de apoio às estratégias e outras campanhas de marketing, inclusive se aproximando fisicamente e entendendo o seu cliente, o que o encanta e o que ele necessita. 

Ainda sobre o posicionamento: os eventos corporativos são uma oportunidade de a sua marca

conseguir dar visibilidade aos seus valores, missão e visão. 

Maior autoridade no mercado 

Imagine que a sua empresa atua em um mercado muito competitivo em Belém, Pará. Uma ótima forma de atrair clientes locais é criar eventos corporativos como seminários e workshops. 

Dependendo do porte do seu evento, você pode convidar estudantes da UEPA, UFPA e universidades particulares por meio dos seus colegiados. Assim, você pode estabelecer a marca como autoridade e criar um perfil de novos seguidores, formandos em sua área de atuação. 

Para aqueles que já são graduados e já atuam, os eventos representam uma chance de criar novos parceiros comerciais e ampliar a preferência pela marca na região onde ela atua. 

A melhoria no engajamento 

Lembra que explicamos que a marca pode ganhar novos seguidores nas redes sociais durante e após o evento? 

Isso pode ser feito por recomendação, questionário gerador de leads, por Wi-Fi livre mediante compartilhamento em redes sociais, criando um sorteio ou outra estratégia onde as pessoas precisem interagir com a marca na internet de alguma forma. 

A motivação da equipe 

Os eventos corporativos internos, como cafés da manhã ou festas de fim de ano, são ótimos para engajar os diferentes departamentos e gerar mais motivação na equipe. Essas ações cultivam um melhor clima interno, gerando mais colaboração entre as pessoas e funcionários orgulhosos por vestir a camisa da empresa. 

O fortalecimento do posicionamento da empresa 

A sua marca tem valores, missão e visão que tem orgulho de difundir? Eventos corporativos são perfeitos para isso. 

Além de aumentar a exposição da marca, os eventos conseguem fortalecer o seu posicionamento no mercado, seja por meio de vídeos, fotos, palestras ou demonstrações de ações sociais. 

O objetivo é importante 

Agora que você já entende como é importante realizar eventos corporativos, comece a definir um

objetivo, escolha um formato, faça um planejamento e crie estratégias que apoiem futuras campanhas de vendas e engajamento. 

É uma oportunidade parar gerar leads qualificados, mostrar autoridade, fortalecer a marca e ganhar mais visibilidade. 

Aprendeu algo novo com este artigo? Assine a nossa newsletter e confira outros conteúdos como este. 

voltar